Instrumentos

            1. ATABAQUE artesanal:
O atabaque artesanal é muito simples e auxilia na preservação do meio ambiente. Sugere Lopes (2011) que seja utilizado um recipiente cilíndrico grande, de tamanho variando entre 30 a 100cm, como um balde plástico, por exemplo, ou um galão de alimento que já está fora de uso. O autor ressalta que todo recipiente a ser utilizado deve ser bem limpo, ficando livre de resíduos e odores.
Lembra-se ainda dos cuidados em verificar se não há nenhum tipo de rachadura ou pedaços pontiguados do plástico que possam vir a machucar quem irá manusear o futuro instrumento. Caso isso ocorra utilize uma lixa de parede para raspá-lo. Também cuide para retirar a alça do balde e seu atabaque está pronto para ser tocado.

2.  CAXIXI de material reciclável:
Segundo Lopes (2011) para fazer o caxixi são necessários os seguintes materiais: 
. Garrafas de refrigerante pequenas;

. Fita adesiva;
. Pedrinhas pequenas, feijão, arroz, conchinhas do mar;
. Barbante ou grampos de grampeador;
. Tesourinha.
Recorte a garrafinha ao meio para utilizar a parte de baixo. Coloque as pedrinhas dentro e encaixe uma outra parte de baixo de uma segunda garrafa; passe fita adesiva em volta. Com as partes que sobraram vá cortando tiras de mesma largura que servirão para as alças dos caxixis. Pegue uma alça e cole de um lado a outro da parte de cima de seu caxixi bem firme para não sair, deixando uma largura que dê para passar os dois dedos que irão segurá-lo.
 


5 comentários: